terça-feira, 3 de março de 2009

Vacas magras.

No Pentateuco (os cinco primeiros livros bíblicos), escritos por Moisés muito antes do nascimento de Jesus Cristo, no livro chamado Gênesis, é descrita a saga de José. O mesmo é filho de Jacó, neto de Isaque e bisneto de Abraão, e devido à sua permanência na terra da Esfinge, hoje é mais conhecido como José do Egito.



A narrativa é muito emocionante, pois fala de José sendo vendido, ainda muito jovem, por seus irmãos, como escravo, a uma caravana que passava; isso após ter pernoitado numa cisterna sem água; e apesar de toda a adversidade naquela terra estrangeira, a história bíblica mostra nosso herói da fé se tornando um poderoso governante egípcio.

Um ou dois degraus antes de chegar ao topo da escada da fama e do poder, ele interpretou o sonho do Faraó, sobre sete vacas gordas e sete vacas magras e também sobre sete espigas gordas e sete espigas magras. Ao decifrar o sonho ele descreveu, com exatidão, o panorama dos fatos que se desenrolariam na terra das famosas e enigmáticas pirâmides.

Segundo a interpretação de José, se seguiriam sete anos de muita fartura (as vacas gordas) e sete anos de muita seca e fome (as conhecidas vacas magras do dito popular).

Como evitar uma crise inevitável? MUITO SIMPLES.
Se preparando, com a melhor estratégia possível, para amenizar os seus efeitos.

E foi o que o nosso herói José fez. Sugeriu ao Faraó que durante o período de fartura e abundância, fosse guardada a quinta parte (20%) de todas as colheitas. E assim se fez. Faraó achou a idéia tão boa que colocou José como governante geral do Egito, devendo submissão apenas a ele.

Foi sucesso total. Enquanto as nações vizinhas torravam tudo durante a fartura, o Egito lotava seus depósitos gradativamente. O resultado foi óbvio:
Fome pra todo lado e o Egito se dando bem em cima da crise (crise=oportunidade ou momento em chinês).

Peguei então a calculadora e comecei a matemática para tentar aplicar as idéias de José do Egito para os dias atuais. Será que dá certo economizar e guardar a quinta parte de tudo o que ganho? Pois bem! Vamos aos cálculos.

Pense em quanto você ganha. Digamos que seja R$ 500,00 por mês. Vinte por cento disso será 100,00. Isso quer dizer que se você guardar essa quantia durante o período que você estiver trabalhando ativamente, digamos dos 15 aos 65 anos (50 anos produtivos), você terá 20% (vinte por cento) de 50 anos guardados debaixo do seu colchão, ou seja 10 anos de aposentadoria tranqüila.

Agora, imagine se você investir esse dinheiro num fundo de pensão, público ou privado, rendendo juros e correção monetária? Com certeza, os anos de tranqüilidade excederão 15 ou 20 anos após os 65 anos, que é quando, em média, o sujeito perde a vontade de pegar no batente e passar a querer coçar as partes mais delicadas de sua anatomia com mais frequência.

Pense assim:
Sua juventude são as vacas gordas, sua velhice são as vacas magras.

Usando esse princípio, que deu certo num Egito à beira da calamidade pública, vai dar pra você se divertir bastante com os 80% e ainda guardar a quinta parte (20%) do que ganha, para quando você não querer ou não aguentar mais dar um prego numa barra de sabão.

Ah! Na hora de torrar os 80% se lembre de me chamar pra almoçar ou jantar em sua casa. Capriche no cardápio.

Obs: Vale uma pizza ou filé Aconchegos, caneloni do Lamercam, picanha na chapa do Lá em casa, filé a cavalo ou robalo do Guanabara, churrasco a rodízio do Boi na Brasa, etc etc etc.

7 comentários:

Shirle disse...

Tem um jeito mais fácil... só aplicar 1000 na poupança e depois de míseros 90 anos vc será milionério... se vc num for tão ambicioso, pode ser menos...rsrs
Esse lance da quinta parte é uma otima sacada mestre... mas, eu conheço(-me)pessoas que gastam quase 5 vezes... complicado né... kkk
Mas gostei msm foram das observações... podem me chamr tmem viu... rs

Chris disse...

É VERO.... FAZENDO ASSIM, TEREMOS UMA VELHICE TRANQUILA...
NUNCA ESQUECENDO QUE DOS 100%, 10% A DEUS PERTENCE.

adiretoria disse...

oiii gente!!...bom...como não consigo guardar nada...mais uma reflexão....isso ai !!

Shirle disse...

Epaaaa... como assim não consegui Flavinha? E aquele porquinho lá? Em um mês vc tava quase rica... todo bem que vc assassinou o coitado, mas, é prova que vc consegue juntar... tem que controlar mais é o seu instinto sanguinário... rs

adiretoria disse...

kkk...é Shirle,como assassineio o porquinho..Alisson vai trazer outro pra mim...ebaaaa...ai espero consegui juntar mais alguma coisa...sera que vou conseguir...? aiaiiaia..kkkk

Shirle disse...

Sei não amiga... vou ser solidária a vc e ao meu tão deserto bolso, vou comprar um tmem e tentar ficar rica como vc... rs..

Paulinha disse...

Tá pensando o quê???? Robert tb é economia !!!!!!!!
Altas dicas p/ galera envelhecer feliz!!!!!Rsrsrsrrs
Só tem um detalhe. Com os pratos humildes e de baixa caloria que ele postou como favoritos, quando chegar a época das vacas magras ele já vai estar bem fofinho!!!!!Rsrsrs
Bjo Robert!!!!!