quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Semáforo quebrado.

O único semáforo da minha cidade estava quebrado. E já fazia algum tempo. É estranha a sensação de não ter nada orientando, ordenando ou indicando o que fazer na hora de transpor um cruzamento tão movimentado.



É cômodo depender de alguma coisa para agir corretamente. No caso do sinal quebrado, os motoristas se aproveitavamm para agir de maneira descuidada, imprudente e até grosseira. Ceder a preferência tem sido muito difícil nesse novo século. Afinal, todos estão morrendo de pressa pra fazer alguma coisa “muito importante” do seu ponto de vista. Além do mais, cortesia caiu de moda e se tornou coisa de gente boba e ingênua na atualidade.

O ser humano é sempre assim, precisa de governo, de mecanismos de repressão, de câmeras nas lojas (que o diga aquele rabino larápio de gravatas caras),etc para se comportar. Pelo grau de inteligência que dispomos, é uma incrível incoerência ainda existirem quebra-molas, avisos de limite de velocidade, multas, campanhas de trânsito, etc.

Graças a Deus, hoje sou autônomo. Mas me lembro muito bem como foi a sensação de frio no estômago quando saquei minha última parcela do seguro desemprego, referente à uma empresa em que trabalhei no estado do Espírito Santo. Quando passei pela porta giratória da Caixa Econômica Federal e cheguei na calçada, olhei para o céu e me perguntei: “E agora ? Será que vou conseguir ganhar sozinho o dinheiro para pagar as despesas ?”

Depois de anos trabalhando como empregado é comum sentirmos isso. Bater cartão, assinar livro de ponto, folha de pagamento ou receber ordens repetidamente faz qualquer um perder a confiança em si próprio. Faz a gente deixar de acreditar no potencial que temos e confiamos apenas numa fonte externa para agir. Como simples operários, a capacidade de decisão fica quase nula.

O semáforo quebrado me fez lembrar que podemos tomar decisões acertadas e ter boas atitudes, mesmo que ninguém esteja pagando nosso salário ou nos observando. A prática me ensinou que com o tempo e a prática, adquirimos mais confiança em nosso senso de direção, mesmo que o verde, o amarelo e vermelho não estejam em cores brilhantes à frente do nosso "para-brisa" moral.

Acho que tomei o rumo certo nessa longa estrada da vida. E hoje, quando passo pela mesma porta giratória da C.E.F. fico feliz em saber que já consigo, mesmo com esforço, depositar alguns trocados em seus cofres. O dito popular afirma: “Toda fortuna, um dia já foi trocado”.

5 comentários:

Shirle disse...

E eu acho que a minha vai ser trocado por um booom tempo...rs

Nuss... Roberto que texto heim... eu já havia parado pra pensar sobre o assunto... como as regras são cômodas (e ainda tem neguinho que reclama), só nos dizem o que já sabemos (ou deveriamos saber) e traçam as rotas que já deveriamos seguir... facil né... eu sempre digo que ser empregado é fácil... dificil é ser patrão... empregado faz o que o tem que fazer e espera a sua gratificação como é regido no contrato... patrão faz as regras e ainda tem que se preocupar em ter a grana do salário, 13º, férias... num tem horário, nem férias...aff... num tenho vontade nenhuma de ser "dona do meu negócio" (como diria a Susú, sem a maldade dela, claro...rs).
Bom seria se em nossa vida fosse fácil assim... só seguir regras... mas pra vida num tem código de ética, nem de conduta ( que reja os relacionamentos e assuntos corriqueiros)... quando está só vc e Deus, ou vc e um grande amigo ( ou inimigo) vc é o que é e pronto, vc fala o que não deve, age de forma que magoa ou faz sofrer... vc se fere...


Depois de escrever tudo isso... Meu coraçãozinho ficou aqui me pertubando e me dizendo... peraí, vc num sabe como fazer não? Realmente não existe uma regra prontinha... e infelizmente ninguem que normatize nossos atos... mas existe UM que é lâmpada para os nosso pés e que quando estamos em verdadeira comunhão nos dá maior firmeza de caráter e forças não só para trilhar o caminho correto como tbem para reconhecer que erramos o caminho e retornar... que DEUS nos abençõe!


Ah... sem comunhão ( de verdade, pessoal e intensa) nada disso funciona viu!

Bju Mestre...(^^)

Unknown disse...

ESSE, DISPENSA COMENTÁRIO...rsrsrsrs... COMO SEMPRE, MTO INSPIRADO! VALEU!

Unknown disse...

É verdade, quem nubnca passou por essa situação?!?!
A vida é assim .. aparenta que fecha uma portaa .. mas abre várias pra nós!!
A um tempo atras nosso dinheiro era trocados .. hj ele se torna dinheiro quando sabemos controlar e viramos donos do nosso próprio nariz ..
Mas ser dono de nós mesmo não é fácil .. disso ai vem responsabilidades .. compromissos ..
Mas que é bom .. vc olhar para o espelho é saber .. EU COM MEUS ESFORÇOS CONSIGO PAGAR MINHAS CONTAS!!!

Muito legal a matéria!

Anônimo disse...

Adorei seu texto Roberto,vc com força de vontade e perseverança por acreditar no seu talento,venceu.Parabéns!Você é um vencedor.Aliás é uma inspiração pra mim.Abraços meu fiiiiiiiii !!!!!!!

Anônimo disse...

E ai Robertão. desculpa não ter vindo aqui antes, mas agora aqui estou..rsrs Moço eu andei lendo os outros textos aquele do Pum..aiai viu..huahuaha

Muito legal e sobre esse semáforo - Nanuque é uma cidade com sérios problemas né.

Abração e muito sucesso. Que Deus o abençoe