sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Uma igreja chamada futebol

Quarta-feira, 17 de Outubro de 2007. São 22h30m. Estou na cozinha, sentado à mesa, enquanto na TV da sala o Brasil vence o Equador pelo pífio placar de 1x0.

Nesse momento em todo os recantos do Brasil posso imaginar a legião de “fiéis” assistindo reverentemente a essa cerimônia. E ai de quem atrapalhar essa comunhão, seja passando em frente à TV ou falando alto. Desde cedo as crianças aprendem que na hora do futebol, principalmente jogo de seleção, devem ficar em silêncio e comportadas enquanto as jogadas se desenrolam e apenas soltar seu grito de "louvor" quanto a bola adentrar a trave adversária.



As “mecas” futebolísticas (leia-se estádios) congregam uma gama de crentes exigentes. Cobram resultados dos seus ídolos; e ai de seus “deuses” se não concedem a graça do gol.

Sempre gostei de futebol, mas do jeito que as pessoas torcem, fico até preocupado. Parece que torcer por um time se tornou um credo religioso, com direito aos mais diversos apetrechos. Caneca, roupa de cama, gorro, meia, leite longa vida personalizado, cartão de crédito, camisinha, etc, um verdadeiro ritual de fé.

Desde os 2 anos de idade congrego na igreja adventista do 7º dia. Decidi me batizar aos 10 anos, pois nessa idade já entendia sobre diversos temas bíblicos e já testemunhava isso na prática. Sei o que é pertencer a uma igreja. Assuntos como fé, descrença, esperança, desespero e glória são do meu conhecimento. E numa mórbida semelhança, tudo isso é manifestado ao redor dos "pastos verdejantes" do futebol.

Atualmente, a paixão pelo futebol é tanta, que está levando pessoas a verdadeiros delírios. Tem gente que aposta carro, outros brigam feio com os amigos e nos extremos tem até torcidas rivais se matando em nome da “honra” de seu time. (Lembram das cruzadas ??!! Quanta gente morreu em nome da fé!)

Não estou aqui querendo me declarar inimigo do futebol, afinal o esporte traz saúde, vigor físico e melhora muita coisa em nosso corpo. Até jogo de vez em quando... sou goleiro (posição mais ingrata) desde jovem. Outro dia um amigo me perguntou:
- Você voava no gol antigamente. O que houve.
Respondi:
- Ainda posso voar meu amigo, o problema atualmente é a aterrissagem, rs

Finalizando.
Só acho que essa paixão desenfreada e inconseqüente pela redonda deveria ser canalizada para coisas que produzissem resultados mais palpáveis do que um monte de unhas roídas, olhos roxos e traumatismos cranianos.

Voltando ao jogo. Final do 2º tempo, o juiz apita e aponta para o meio do campo. Placar final: Goleada. Brasil 5... Equador zero. Uhuuuuuuuuu !!! (ops. não deu pra conter, rsrss)

5 comentários:

Shirle disse...

Ai Roberto mas futebol é realmente irresistivel... é impossivel não chegar na contabilidade por exemplo depois de CRUZEREIRO 4x2 atlético e não colocar o hino estrondando pra matar o chefe e o estagiário de raiva...adoroOOoOo... muito mais que seleção...rs

Adoro assistir futebol... mas é assim se o CRUZEIRO ganhar perfeito só zuação...se não... aff..quem liga...rs
Deveriamos ter a mesma PAIXÃO quando o assunto é verdadeiramente sério... como nossa SALVAÇÃO!

PS.: eu tmem era goleria do time dos meninos do meu bairro... e sempre me disseram que eu era BOA...rs... sempre fui muito muleka...rs

JUNINHO DE MELO disse...

será que o ''BOA'' era pq vc jogava bem ou outra coisa em???



só pode ser pq vc era boa jogadora mesmo né???






e quando o timinho dela perde, neguinha chaga aki sem falar nada... mas quando ganha deus me livre... ninguem merece...



mais mudando de assunto sou catolico... mas tambem gostaria que as pessoas tratacem sobre os assuntos religiosos com o mesmo intusiasmo que o brasileiro trata de futebou...





mais num vem que num tem o galo é o melhor mesmo...



quem é atleticano nasce atleticano naum ''VIRA'' COMO OS CRUZEIRENCES...

Shirle disse...

Quando perde né Chico... mas enquanto estiver INVICTO vai sofrer aqui comigo heim neguinho... kkkk...

e quando a eu ser BOA só podedia ser futebol msm eu era criança zé mané... e como ainda num cresci (e nem vou) fik bem por aí...rsrs

Alessandra disse...

Pois é Chico essa ai fica pra vc Atleticano sofredor.....

Não poderia deixar de comentar a goleada desse fim de semana "Cruzeiro 5X0 Social".....Só mesmo o time celeste para conseguir esses méritos....rsrs

Unknown disse...

COMO SEMPRE, MTO INSPIRADOR...
ESSA COMPARAÇÃO FOI ÓTIMA! É ASSIM QUE VEMOS HJ EM DIA... INFELIZMENTE...