sábado, 17 de janeiro de 2009

Mais feio que bater na mãe

Cresci num bairro muito simples. E demorou muito tempo para que as ruas fossem pavimentadas. Por todo lado crescia uma plantinha popularmente apelidada de “fedegoso”.

Uma coisa é certa, quem levava uma surra com os galhos desse poderoso vegetal, nunca mais se esquecia. Foi o meu caso numa manhã pálida de outono, lá pelos idos de 1978.

O motivo do “corretivo” foi a falta de respeito com a minha mãe. Lembro-me que ela chamou meu nome e eu não respondi corretamente. Nessa época não havia esse lance de chamar o pai ou a mãe de VOCÊ. Era senhora ou senhor.



Mas o problema não foi a resposta, foi o "tom" que eu usei.

Não sei por qual razão, respondi desaforadamente, tratando minha mãe como se fosse uma irmã ou amigo da mesma idade.

Antes de “esquentar” minhas canelas secas, minha mãe explicou que criança deve respeitar as pessoas adultas ou idosas e principalmente os pais. Nunca mais esqueci disso e até hoje trato os idosos ou pessoas mais experientes com delicadeza e atenção.

Infelizmente hoje em dia, esse respeito para com a figura dos pais está perdendo força. E não é raro ver criança, que não é mais alta que um cachorro deitado, desafiando e desrespeitando os pais como se fossem pequenos ditadores que não podem ser contrariados.

Parece que a falta de repeito e limites está se incorporando ao nosso “moderno” modo de vida. E se alguém vai dar uma “chacoalhada” ou umas boas palmadas num pentelho pirracento e sem educação, corre o risco de ser denunciado.

Alguns pais confundem liberdade com libertinagem e outros cometem atrocidades em nome da “verdadeira educação”.

Pra minha felicidade, minha progenitora sempre foi equilibrada e sabia a hora certa de impor os limites necessários. A “varinha” serviu para mim como um marca-página para não esquecer as lições aplicadas.

Ao contrário dessa banda do planeta, na cultura oriental há muito respeito pelos cabelos brancos. Os chineses, por exemplo, costumam chorar muito mais pela morte de um ancião do que pela morte de um mancebo.

Confesso que tenho medo da velhice. O mundo parece pertencer apenas aos jovens e poucas pessoas demonstram paciência com os “braços e pernas cansados”. Quer um exemplo: Observe a reação dos motoristas quando um velhinho atravessa lentamente a rua. Só faltam infartar !!!

Tive um grande exemplo em minha vida. Meu pai, mesmo com toda aspereza e impaciência que lhe são inerentes, sempre cuidou bem de seus pais. Logo que minha avó Maroca ficou viúva, ele passou a se preocupar ainda mais com ela e nunca deixou de prover o que ela precisava até o fim de sua vida.

Em 11 de Outubro passado, ele completou 73 anos. De uns tempos pra cá, sempre o acompanho ao banco para resolver assuntos mais complicados. Fico pensando... o homem que ontem era pra mim invencível e mais forte do que todos os outros, hoje já começa a depender de meus cuidados. Me sinto honrado em poder lhe retribuir parte do zelo e proteção que recebi na infância e adolescência.

Mas sempre me vem uma pergunta à mente: Quando eu for velho e não estiver mais “on-line” com os avanços tecnológicos do planeta, quem vai me levar pacientemente aos lugares?

Quando alguém chega a terceira idade, todos os seus “ídolos” já se foram. Pouco a pouco tudo vai desaparecendo. Atores e atrizes preferidas, os cantores, as personalidades famosas, seus antigos professores, seus ex-patrões, seus irmãos; todos vão morrendo pouco a pouco. Resta apenas um palco vazio e um enorme sentimento de solidão recheado de lembranças.

O idoso fica com gigas e mais gigas de informação armazenada em seu “HD” sem que ninguém faça um mísero acesso. Particularmente acho bonito ver minha esposa passar horas conversando animadamente com sua avó de 80 anos. Até já viajaram juntos algum tempo atrás.

Resumindo:
Nesse mundo, NINGUEM VAI FICAR JOVEM ETERNAMENTE !!!
E se você leu até aqui, considere um fato inevitável:

A h o r a d a s u a v e l h i c e v a i c h e g a r.
E quem vai segurar suas trêmulas mãos ?!


Se HOJE você for jovem , respeite seu pai e deixe de ser grosseiro com sua mãe. Por tabela, seus filhos vão aprender a cuidar de você AMANHÃ.

19 comentários:

Shirle disse...

ahÁ... descobri... quer dizer que vc leva seu pai ao banco para resolver os assuntos mais complicados... hã... sei...
Brincadeira RobertO, mais uma verdade importantíssima que já era esquecida até nos tempos da primeira igreja... bom seria se a nossa resposta fosse a mesma que a dos fiéis da época... Mas, como não podemos mudar o mundo ao menos recebemos hj mais um chamado, através do seu texto, para repensarmos o nosso comportamento.
E eu não me canso de parabeniza-lo... belíssimos textos...^^

Anônimo disse...

Muito Bom esse post!

e o Mundo ta virado de pernas pro ar mesmo em!

como alguns Dizem

No meu tempo não era assim

hehe

^^

mas vamos ver aonde iremos parar!

Unknown disse...

É verdade ..
Depois que respondo grosseiramente meu pai penso nisso!!
Mas quando vii, já falei ..
Eu sou um exemplo .. de que tenho que aprender melhor a falar com meus pais .. e não só com eles .. mas com as pessoas que estão ao meu redor ..
Só que isso como a idade é um processo .. e estou dentro dele ..
E vou VENCER essa minha DIFICULDADE ..

Muito legal esse tópico CABEÇA!!!

Valeu .. Continue assim!!
B-jundas

Anônimo disse...

Muito tempo se passou ate que alguma de suas palavras ou opiniões me comovessem...

Dessa vez foi forte, mesmo eu conhecendo o a matéria...talvez porque hoje mesmo eu tive oportunidade de me indignar com um comportamento hostil por parte de um mais jovem com um pobre velhinho...te contei né?!

Isso de certa forma também me assusta...por que de fato eu tenho pouquíssimas pessoas que se importam ou fazem algum esforço pelo meu bem estar ...

NAO!

Eu não sei, quem segurará minhas mãos tremulas.

Shirle disse...

Bom Henrique ( meu cantor baixinho), se quiser uma sugestão...


Ah eh... esqueci, vc gosta de altas


kkkkkkkkkkk

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Eu sei como é isso meu amigo, sinto na pele a cada dia; foi muito complicado no dia em que meu pai queria por que queria ir ao banco sem aguentar e com dificuldade para andar com muleta; 68 anos, cego de um olho e sem perna...Complicado! Não faço mais isso, irei eu mesmo resolver pra ele. É duro quando se perder a individualidade de ir e vir.

Kennedy B. disse...

Antes mesmo do post do Roberto já tinha refletido sobre isso...

Foi há muito tempo, (não sou tão velho assim, mas já faz mesmo um tempinho),

Minha mãe sempre foi de trabalhar o dia todo, e minha irmã e eu ficávamos em casa com o meu avô, (como diz Roberto), o "Lendário Manoel Lemes".

E uma vez briguei com meu primo Artur, briga feia mesmo, de pegar vassoura e tals. Rsrs, e meu avô me corrigiu, não da forma que eu mereci (apanhando), apenas conversando, e eu ouvindo o que ele dizia e não dando a mínima pro que ele falava, ainda fiz o pior, acabei maltratando-o.
E ele como um homem que sempre sabe a hora e o que tem de falar, apenas disse uma frase que valeu muito mais do que qualquer surra que já tomei nessa vida:
“Um dia, o Kennedy neto será o vovô Kennedy...”

Eu me toquei que se continuasse com aquela opinião formada, não iria a lugar algum, e passado alguns anos, eu seria a vítima...

- Super Post Roberto! Parabéns! Tenho certeza que D. Ana se orgulhava muito do filho!

Kennedy B. disse...

aah, só uma frase que faltou né Robert:
"Os atos formam os hábitos, e os hábitos formam o caráter"...

devemos ter cuidado com nossos atos!

[é assim?? rsrs]

Shirle disse...

"Cuidado com as palavras: elas se transformam em ação.
Cuidado com as suas ações: elas se transformam em hábitos.
Cuidado com os seus atos: eles moldam seu caráter.
Cuidado com seu caráter: ele controla seu destino."

Paulo Coelho

Kennedy B. disse...

Paulo Coelho???

achei que Roberto tinha inventado isso.. safadinho!!!!!

Shirle disse...

Viu como não é realmente necessario que vc crie nada... basta saber de quem e como plagear... E pra isso tem que ler um pouco tmem, claro... rs

Roberto Barreto disse...

Não leio Paulo Coelho e não costumo fazer plágio Shirle e Kennedy

Apenas devemos pensar um pouco parecido nesse quesito, daí a semelhança da linha de pensamento.

Sem contar que essa sequencia é bem obvia e outras pessoas também devem citá-la com roupagem diferente, não é mesmo Henrique ???

Anônimo disse...

Hum...Sem duvida...
Deixemos O "Paulinho" fora disso.


Seguinte, é minha deixa,Não vou perder essa:

"O conhecimento é uma coisa pronta! Ninguém inventa nada, só tenta descrever com SUAS palavras a descoberta...ou seja;Se não fosse o Einstein seria o joão do caminhão Porr...caria!!!"

Sacaram?

Kennedy B. disse...

Eu só achei que tinha sido você Roberto, não por ser um "plagiador",
mas por ter a capacidade de raciocinar desta forma, como o fez!

[rum]

Shirle disse...

É obvio agora que alguem já citou Roberto...mas, não tiro seu mérito não... saber o que aproveitar até de um escritor como o Coelho tem sim seu valor... e tem frases que acabam se popularizando msm..eu por exemplo ouvia tanto essa frase na igreja que cheguei a achar que era de White ( intimidade é uma me....leca.. rs)... nada como o google para esclarecer esse tipo de impasse.

E claro que poderia ter saido da sua kbecinha Roberto... isso é notório pelo nível dos seus textos... mas quando se é um academico pegamos mania de sempre citarmos fonte (frescura... mas vale ponto...hehe e tmem... "a Cesar o que é de César"...)

e Henrique ... realmente o conhecimento tem uma linha logica de raciocio, mas, fala serio... que descobre primeiro deve ter os merecidos louros... afinal num é tão simples assim não...

Roberto Barreto disse...

Esse pensamento lembrado pelo Kennedy (da forma exata que costumo falar) saiu da minha própria cabeça sim; e não por imitar consciente ou inconscientemente a ninguém.

Quando cito o César, costumo sim pagar seus tributos. Mas nesse caso os erários pertencem aos cofres desse humilde blogueiro.

Ave amigos.

Shirle disse...

Eita... mais uma polemica..hehe


adorOo...


BJux Roberto e todos os Méritos


(^^)

Nando disse...

Post muito bom.Precisamos mesmo rever nossas atitudes para com nossos queridos pais,ao invés de ficarmos absortos em nosso mundinho de problemas mal resolvidos e descarregarmos nossas frustrações em quem mais nos ama.Quanto à polêmica sobre Paulo Coelho,ele realmente é um ótimo escritor(falo isso como conhecedor de alguns de seus livros),pena ser inspirado pelo "inimigo"...ele usa muitas verdades misturadas com mentiras,o que torna suas verdades algo a não ser seguido.Acredito em você,Big`s Head!!!És perfeitamente capaz de criar uma frase como essa,raciocínio lógico,e você pensa muito mesmo!heheheheee
Abraço!!!