sábado, 3 de janeiro de 2009

Tem gente comprando muletas !

Postado originalmente em 20/09/2007

O mesmo sujeito que escreveu a célebre frase “Não deixe para amanhã o que se pode fazer hoje”, também escreveu uma outra bem apropriada para nossos dias:

- Não compre coisas inúteis sob o pretexto de que são baratas.




Posso estar enganado, mas todas as pessoas que passarem os olhos por esse blog, estão ou já estiveram no vermelho alguma vez.

Nunca houve um tempo em que as pessoas se endividassem tanto como agora. E quanto mais enroladas estão, maior é a vontade de comprar tudo o que se vê pela frente. Alguns até arriscam em dizer que comprar libera endorfinas.

Ouvi num outro dia um sábio senhor dizer na padaria da esquina que stress é doença de quem gasta mais do que ganha. Grande verdade. Há muita gente estressada por causa da compulsão em gastar o que não tem. E na hora de pagar... Tirar de onde para cobrir a fatura ou o cheque pré de 100 dias de prazo ?? Uma coisa é certa nessa história, bancos, financeiras e agiotas estão adorando isso.

Depois de amargar um longo período de aperto, passei a raciocinar que qualquer coisa que não tem utilidade real pra minha vida deve ser descartada.

A grande sacada... o caminho das pedras... o segredo de Tostines... não é aumentar a renda ou salário e sim diminuir as despesas desnecessárias. Um velho provérbio reza que “Rico não é quem mais tem, e sim quem menos necessita”.

Suponhamos que alguém te parasse no meio da rua e tentasse lhe vender um par de muletas. Se você tem pernas saudáveis pra andar e não tem ninguem doente na família, seria um péssimo negócio essa compra, não importasse qual o preço. Com certeza elas ficariam empoeiradas no porão da casa. E não precisa ter "sexto sentido" para entender isso.

- Eu vejo gente comprando muletas...
- E com que frequência ??
- O tempo todo !

Recentemente um dos meus funcionários disse que queria comprar um pen drive de 8 gigas. Perguntei se ele tinha necessidade de transportar essa quantidade de informação e se era realmente necessário pagar a mais por isso. Como a resposta foi negativa, disparei: Ô Mané, vê se não gasta teu dinheiro a toa né? (E cadê a sacola???)

Isso é só um exemplo, mais o que não falta é “muleta” por aí pra se comprar a preço de banana; mas no final é tudo caro, pois você não vai usar.

Tá na hora de colocar um ponto final nesta história e passar a empregar nosso dinheiro naquilo que vai trazer, além da famosa qualidade de vida, um pouco de tranquilidade na hora de colocar o cabeção no travesseiro.

Por falar em travesseiro, já está na hora de trocar a roupa de cama em minha casa. E, com certeza, se também pararmos de comprar supérfluos, vai sobrar até pra comprar uma cama nova no final do ano.

6 comentários:

Nando disse...

Grande verdade,Mr.Robert!!!Eu mesmo conheço alguém que compra "tudo" o que vê pela frente!
kkkkkkkkkkkkkkkkk(serei eu!?! hihihihiii).Mas falando sério,é uma grande verdade,compramos muito e fazemos pouco ou nenhum uso do que adquirimos...no final,fica um monte de "tranqueira" jogada pelos cantos,quando poderíamos ter empregado nosso rico dinheirinho em coisas proveitosas.Conheço alguém que também "adora" gastar,e me disse,certa vez,que só não consegue gastar mais que eu! kkkkkkkkkkk
Precisamos ter cuidado com as "muletas" que nos oferecem e frear nosso "instinto consumista",para não nos depararmos com aquele cheque pré vencendo e a conta no banco vermelhaça!Abraço garoto!

Shirle disse...

Roberto... para de pegar no pé do Fael por favor(rs)... tadinhu, Fael tô contigu gaaaaastu tmem... e essa pessoa que só não gasta mais que o Nando, eu não sei quem SOU não... e quer saber Kbeça... isso de gastar é não é doença,é terapia... quando estou muito pilhada, stressada e principalmente de tpm... só duas coisas me deixa tranquila e as vezes até feliz... chocolate e compras... dá uma sensação de êxtase... é inesplicavelmente bom...
Ou serei eu um chocolatra consumista? Difícil de mais pra minha cabecinha que já foi loira...aff... mas de qualquer forma não sei "não gastar" e isso me faz feliz... num sei se faz tão bem pra quem no final tem que me ajudar a pagar... mas pra mim faz...rs
Ps.: Melhor comprar uma coisa que vc não vai precisar baratinhu... afinal tudo no fim tem alguma utilidade ( as muletas se doadas serão muito uteis a quem recebe e p/ meu lado solidário tmem) do que fazer como 99% dos homens que pagam um absurdo por coisas que precisam, geralmente 100 a 200% a mais.

Ah... mais uma coisa... o Nando costuma dizer que só serei economista de profissão, mas, são cinco anos de curso...estou entrando para o terceiro... quem sabe nestes três que faltam eu não aprenda a economizar... pode ser que ensinem isso mais para o final. aí passo aqui novamente para dar um tok...rs

Anônimo disse...

Mais que a verdade é uma realidade ^^

Muito bom o POST

Anônimo disse...

Sabe, concordo plenamente com tudo isso ai das muletas e tals...

Depois, acho que podemos entender melhor isso quando realmente estamos no vermelho, ai fica mais facil perceber o que realmente precisamos e o que nao...

Nao quero citar nomes, mas conheço uma pessoa que tem aprendido muito sobre o que é superfulo e o que necessario...nao que ele tenha muita opçao.

mas tudo bem,tudo bem, tudo bem...
Nao farei "apologia a merda", apenas enaltecerei sua esperiencia "muletetica" Robert, e dizer so uma coisa, So num pode levar isso tao a serio ao ponto de soltar aquela perola:

"Mesa Gorda testamento magro"

hár...ninguem merece.

Unknown disse...

VC, HEIM??!!!!!! CONTINUA INSPIRADO!!!
ESSA É A MAIS PURA VERDADE!!!!! MTOS GASTAM SEU SOFRIDO TRABALHOSO DINHEIRO COM COISAS FÚTEIS E INÚTEIS...
DEVEMOS SIM GASTAR COM COISAS ÚTEIS E QUE NOS TRARÃO BENEFÍCIOS DIARIAMENTE.

Unknown disse...

Falou e Disse caro Roberto ...
Com certeza todos nós já passamos por isso: Temos opções de escolha, Sempre escolhemos pela ordem inversa...

Por exeplo: preciso de 1 notebook.
quando vamos a configuração, escolhemos o que tem mais HD, o que tem mais memória, etc !.
As Vezes não há necessidade de tanto, mas o mundo GLOBALIZADO nos ensina a ter o melhor... O QUE AS VEZES NÃO NECESSITAMOS ...

Uma dica pra quem gosta de comprar muito, CANCELE O CARTÃO DE CRÉDITO ...