segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

O pum do magnata

Postada originalmente em 23/09/2007

O pum representa uma das coisas mais íntimas, pessoais e intransferíveis do ser humano. E cada qual desenvolve técnicas especiais para ocultar o seu "som" característico e indesejado (com algumas exceções, é claro).




Entendo que esse assunto não é nada agradável, mas servirá para ilustrar uma verdade humana universal:
Todo mundo tem duas caras ! (em alguns casos até mais de duas).

Pense bem!
Se um amigo seu soltar um “alívio” do seu lado, você vai dizer na hora: Seu porco, vá logo pro banheiro.
Nos casos mais graves costuma-se até dizer a católica frase:
"Salva a alma, pois o corpo já está perdido".

Nem sempre toleramos as faltas de quem consideramos iguais ou inferiores a nós.
Isso acontece porque perto dos amigos próximos e da família costumamos ser mais autênticos; mostramos nossos verdadeiras hábitos e retiramos a máscara da hipocrisia.

Agora, vamos mudar o cenário e assistir outro filme.
Imagine alguém bem rico, dono de uma grande empresa, bem acima de sua classe social, um magnata talvez; e você, depois de muito esforço, está sentado na sala dele para uma entrevista de emprego, solicitação de donativos, etc. Só vocês dois no local. De repente um cheiro de “metano” se espalha pelo ar. (É sim, gente rica também dispara torpedos mortíferos. Se for de caviar então...)

O que você faria ?!
Teria coragem de mandar o tal sujeito ir pro banheiro fazer o que ninguém pode fazer por ele ?!
Demonstraria que ficou insatisfeito ??

Cá pra nós, a maioria ficaria bem quietinha, com cara de paisagem, apenas aguardando que o insuportável cheiro carnicento desaparecesse.

É sempre assim. Quando alguém que julgamos superior a nós comete um deslize, costumamos fazer vista grossa, fazer de conta que não vimos nada, afinal estamos precisando de alguma coisa e “quem conversa demais dá bom dia cavalo”.

Numa conhecida história da Bíblia, o rei Davi se interessou pela mulher de Urias, um de seus oficiais. Bate-Seba era seu nome.

E apesar de haver muitas outras mulheres em seu palácio, acabou se envolvendo com ela. Como Urias estava numa guerra e a mulher ficou grávida, ele rapidamente o chamou para uma “folga” e para curtir a companhia de sua esposa. Afinal, esse era um bom soldado e merecia o descanso.

Só que Urias não foi para casa, e pior, resolveu dormir na porta do palácio ao relento. Ao saber disso Davi mandou chamá-lo e quis saber qual o porquê de sua atitude. Urias disse que não iria dormir no seu leito macio e quente, com sua linda esposa, enquanto seus companheiros se acabavam em batalha. Que fibra moral tinha esse sujeito !

A mentira do rei seria descoberta.
Davi então usou um recurso extremo. Mandou Urias de volta ao campo de batalha e com ele uma carta selada com instruções bem claras de que Urias deveria ser colocado onde as lutas estivessem mais acaloradas. Urias nunca mais retornaria para sua casa.

Indiretamente Davi “encomendou” a morte de seu oficial, e também amigo, para poder encobrir o seu lamentável erro. Por hora ele achou que tudo estava resolvido. A sujeira fora varrida pra debaixo do tapete.

Mas havia um profeta no reino, chamado Natã, que veio fazer uma visita a Davi. Encurtando a história, esse profeta falou com muita franqueza tudo o que Davi havia feito secretamente e o repreendeu de forma severa. Leia o texto completo na bíblia no segundo livro de Samuel, capítulos 11 e 12.

(link capítulo 11 - http://www.jesusvoltara.com.br/biblia/00Biblia.htm)
(link capítulo 12 - http://www.jesusvoltara.com.br/biblia/00Biblia.htm)

Tá faltando gente com essa coragem e autenticidade. Gente que não dança conforme a música, que não amarela na hora de defender o que é certo, gente com envergadura moral, que é honesto não importa onde esteja, que não se corrompe por dinheiro ou posição social e que não tenha duas caras.

Assim como o profeta Natã, usando sabiamente as palavras, você poderá falar, no momento certo, o que for necessário, não importa quem esteja à sua frente, magnata ou mendigo.

11 comentários:

Shirle disse...

Duas situações completamente distintas... Um PUM não é exatamente algo que tenha que ser comentado... eu não comento nunca ( a não ser que seja como uns coleguinhas PORCÕES que eu tenho que além de fazer na frente ainda nos impede de fugir -prende msm- para compartilharmos juntos deste momento pútrido e desagradavel, mas, não chamaria isso de comentar... é xingar msm), mas, quanto a conduta moral, concordo com uma ressalva, devemos conhecer o nosso limite, existe um espaço onde só cabem a pessoa e Deus e que depende muito mais de um acerto entre ELES que a todo mundo dar pitaco... Acho que devemos repreender respeitando esse limite e sobretudo com AMOR.
De parabéns novamente mestre... uma beijão e vamu bombar esse chat... eu vc e baby...kkkkkk

Kennedy B. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Kennedy B. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Roberto Barreto disse...

Chocante Gnomo. Chocante....

Anônimo disse...

Robert...

O negocio é o seguinte seu PEIDORREIRO!!!

Quero dizer, sr Magnata...
Serei categorico:

Escreva um livro, prometo que compro...vc é um otimo escritor Roberto, claro que no meio de tudo isso ai tem muitas referencias e tals, mas isso so valoriaza mais ainda seus textos...

No entanto, penso que gostaria mais de ler seu blog se eu já nao tivesse a verçao ao vivo...ou quem sabe se eu nao morace aqui em nanuque, entao teria saudade e "saldade" suficiente para me deixar envolver por sua "dialetica"


(DIIIISSSSGRAAAAAÇOOOOOOOOOOOOUUUUUU!!!)

Shirle disse...

Flw meu novo coleguinha e IDALO in Nanuque...

NUUUUUUSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSs

Como eu não tenho a verSão ao vivo... adoroooo... rs

Roberto Barreto disse...

Tranformar as coisas privadas em públicas são sempre um risco.

Shirle disse...

Sanguinea né Robert... nada fica privado... se não tiver barulho não tem graça...
Inclusive devo ressaltar que geralmente tem SÓ barulho...rs ^^

Roberto Barreto disse...

Verdade plena. Os menos barulhentos são os que fazem mais estragos.

Kennedy B. disse...

EU FAÇO ESTRAGO.. e faço meeesmo!!!!

Shirle disse...

Já teve barulho de mais só nessa frase baby ( tá me decepcionando como melancólico)... prefiro fazer barulho que estrago...rs
Apesar da fama sempre sou inocente...
e Robert... tô achando que o cordeiro sou EU viu...kkkk

Ps.: para quem estiver se sentindo "peixe fora d'gua" só participar do chat né...rs