sábado, 27 de dezembro de 2008

Chatice crônica

Ter amigos é ótimo. Até já falei disso na matéria amigos ou colegas.
Apesar da benção que é a amizade, existem alguns “abençoados” que são verdadeiras malas sem alças e sem rodinhas.

Tenho um amigo que simplesmente não conhece o que é bom senso.
Sobre aquele aparelhinho chamado “desconfiômetro” ele nunca ouviu falar da existência.

O aborrecimento é constante. O sujeito pede favores ultra mega hiper super difíceis, costuma ligar altas horas sem motivo (altas horas mesmo, de meia-noite pra frente), se ele está afim de contar uma daquelas histórias chatas e você diz que tá ocupado, ele ignora tudo e continua falando... falando... falando... bla....bla...

Sempre me perguntei por que continuo tolerando esse amigo inoportuno e inconveniente e acabei descobrindo uma grande verdade cósmica e apocalíptica:
EU TAMBÉM SOU UM CHATO. (em menor grau é claro !!!).

Com certeza deve haver alguém que é alvo das minhas chaturas e aborrecimentos, assim como sou alvo das chatices do amigo acima citado.

E depois que comecei a pensar dessa forma, passei a ficar mais atento às coisas que falo com meus amigos, se minhas histórias não estão muito demoradas, se os favores que peço são plausíveis, se não estou obrigando alguém a ouvir uma música ou ver um vídeo no youtube num momento em que não quer, e muitas outras coisas que pra mim podem até ser boas, mas que para outras pessoas talvez sejam intoleráveis e irritantes.

Nada mais certo que a expressão “cada cabeça é um mundo”, pois percebemos, pensamos e agimos de forma diferente um do outro. E nada mais chato do que alguém tentando nos ensinar a pensar ou raciocinar da mesma forma.

Por isso também passei a tomar cuidado com essas famosas palestras de motivação pessoal ou profissional que, em raras exceções, não passam de gente querendo impor suas fantasiosas “formulas mentais” nos outros.

Já dizia Roberto Shinyashiki:
- CUIDADO COM OS BURROS MOTIVADOS; matéria interessante que pode ser lida na íntegra clicando nesse link: http://www.terra.com.br/istoe/1879/1879_vermelhas_01.htm

Usando o bom senso tudo fica melhor. E respeitar a forma de ser e de pensar das outras pessoas é uma boa maneira de combater a chatura. E por falar em chatura, vou parar por aqui com esse tema, antes que eu comece a chatear você que tomou tempo precioso do seu trabalho ou do seu delicioso ócio para ler esse blog.

PS: Se chateei alguém com essa matéria, favor desculpar.

21 comentários:

Shirle disse...

Nuss Roberto... num sei se como de costume falo que vc foi brilhante ou se ficou meio maus... pra falar qa verdade vc fez eu me tocar do quanto eu posso ser chata... e acho que é bem mais do que eu consigo imaginar agora viu...Mas, que saber eu tenh9o minhas malinhas tbm e amoooo todas (ou quase) e acho que sou muito amada assim... intão mudar p/ que?
Mas num custa nada moderar né...rs

Lembrando que o Kennedy aceitou casar comigo de pois de muita chateação... isso pode até dar certo as vezes...kkk

BJão plo meu chatonildo amável!

Roberto Barreto disse...

Um provérbio antigo diz:
"É dos sábios o mudar de opinião"

...

Kennedy B. disse...

hahahahha!!!

todos devemos ser chatos,
a insistência pode fazer muitos mudarem de opinião..
Mas, devemos ter aquele velho DESCONFIÔMETRO (assim que escreve?)

Devemos saber até onde as pessoas que estamos conversando ou fazendo qualquer outra coisa nos dão tal liberdade, para que não possamos confundir liberdade com libertinagem.
(isso já é matéria para outro blog, Roberto tem muuuuito o que falar sobre liberdade e libertinagem.)

Roberto Barreto disse...

Kennedy,

Esse assunto (liberdade/Libertinagem)é muito complexo e com certeza complementaria esse assunto sobre a chatice.

É muito tênue a linha divisória entre essas duas posturas.

O bom mesmo é tentar manter o equilíbro em todas as coisas pra não se arrepender depois.

Na tese é fácil, mas na prática não é moleza.

Unknown disse...

"...E nada mais chato do que alguém tentando nos ensinar a pensar ou raciocinar da mesma forma."
Essa frase é mto verdadeira. Pois não existem pessoas
iguais, Deus nos criou diferentes, amém por isso!rsrsrsrs... Imagine um mundo com pessoas iguais? Que chatice seria...

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Bem,

Todo mundo pode ESTAR chato, e mudar de condição...Penso que a persistência na chatura, as vezes tem muito haver com o fato de estarmos gastando mais energia com outros assuntos chatos. Que impede de exercitarmos o bom senso, o que também já é outro Problema de Atenção e displicência que não vem ao caso.

Ó...Só num tem “cuncetuh” p morte...mas p Deus não há Impossível, Jesus Ressuscitou muita gente, Lembra?!

Ainda há tempo!
“Vamos nos converte-nos da chatura”

Kennedy B. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Kennedy B. disse...

Psicologia é uma coisa séria!

Shirle disse...

E estamos cada dia mas conhecedores deste assunto... e como não estar... sem ela nem se quer conseguiriamos entender os comentários de alto nivel desse blog... aiai...

kkkk
vc num vale NADA Kennedy!

Roberto Barreto disse...

Comentar ou não comentar ??
Eis a questão.

Anônimo disse...

Muito legal esse post

eu sou um chato desse que fica ligando para as pessoas de madrugada haeuheaueh

mas só pra acorda mesmoo
aeheaueaueah

e ainda fazer a perguntinha nada cara de pau

EU TE ACORDEI, DESCULPA

sorte de OCES que vcs nao moram no prefixo 67 heauheaueh

Shirle disse...

Comentar seeeempre Roberto... é a nossa chance de falar tudo que vem a KBÇA...kkkk... e cada um no seu quadrado... rs...

Ou vc acha que em outro lugar alguem ia estar falando que é chato assim... Eu não ADMITO... só aqui que pode...rs

Anônimo disse...

O mundo precisa de pessoas mais simples e transparentes.

heauheauea

eu le o post e o link do roberto

entaooo

O mundo precisa de pessoas mais simples e transparentes.

haeuheauaeh

PIPUUUU

Unknown disse...

Hum .. Poxa .. ;(
Será que Kaka vai me perdoar pelas ligações na madrugada?!?!?!
Nuss .. sou uma amiga mala msm .. Ligo diretoo .. peço VÁRIOS favores ..
Ainda bem que na nossa amizade ha reciprocidade .. xD

kkkkkkkkkkkkkkkkk

Muito legal a matéria Robertoo .. ta esbagaçandoo!

Nando disse...

Tenho uma amiga chata,nesse nível aí,não sei se sou chato desse tanto não,se for,perdôem-me,"alugados",mas eu até gosto das chatices dela,me divertem!
Acho que todos nós que temos esses amigos,nos divertimos no final,tanto é que a matéria está "bombando",com cada "chato" falando um pouco de suas chatices!!!
Valeu cabeça,por mais uma matéria brilhante!

Shirle disse...

Quem SEREI essa amiga?

Num faço idéia... rs!

Nando disse...

Shirle...você é suportável!
Me divirto muito com seus "aluguéis"!!!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Roberto Barreto disse...

Para um maior esclarecimento sobre a questão, abaixo estão algumas características dos chatos.
Descubra-se!

Um chato nunca perde o tempo dele, perde o dos outros.

Justiça seja feita, todo chato tem cara de chato.

Todo chato cutuca a pessoa quando vai falar.

O chato quando está com tosse não vai ao médico, vai ao teatro.

Chato é o sujeito que fica mais tempo com você do que você com ele.

Chato é o cara que vai com você na rua mas para de 2 em 2 metros porque não sabe conversar andando.

Chato é aquele cara que conta tudo tim-tim por tim-tim e ainda consegue explicar os detalhes.

Chato é aquele cara que quando você fala:"Passa lá em casa, qualquer dia!", ele passa mesmo!

Chato não tem força de vontade, é teimoso!

Chato só não ronca quando dorme sozinho!

Existem várias maneiras de ser chato, mas o chato escolhe sempre a pior!

Todo mundo tem o seu dia de chato, mas o chato é chato todo dia.

O melhor chato é aquele que só enche o saco dos outros!

O chato certo chega sempre na hora errada!

O chato nunca tem nada para fazer, a não ser encher o saco dos outros!

Chato que é chato, só se cala quando morre!

O chato não se irrita, irrita os outros!

O chato está sempre perto quando você quer estar longe!

E se você leu até aqui, com certeza deve ser chato mesmo.

Nando disse...

Ufa!Depois de ler essas descrições de chato,posso dizer,com certeza,que não sou tão chato!
hihihihihihihihiiiii

Rodrigo Eletro disse...

Boa tarde.. passando por aquí.. caí de paraquedas... hehehe
Mas vou te contar... muito bom seu pensamento meu amigo, não é todo dia que na web encontramos pessoas inteligentes.. "e tementes" tb.
Está de parabéns pelo blog.
Um feliz sábado pra vc e sua família.