quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Maquina do Tempo

Posto originalmente em 10/07/2007

Hollywood produziu muitos filmes com o tema Máquina do Tempo.
Acho que o mais famoso é De Volta para o Futuro com Michael J. Fox.

É interessante notar como o futuro desperta a curiosidade do ser humano. Muitos até "pagam" por ele.
Todos querem saber o que suas decisões de hoje ocasionarão às suas vidas no futuro.

Pensando nisso, me veio um entendimento interessante sobre o assunto
o qual gostaria de compartilhar com os assíduos leitores deste humilde blog.

As Máquinas do Tempo existem. Isso mesmo !!! Existem sim.
Mas não da forma como a indústria cinematográfica apresenta. Não vão te levar ao futuro, apenas o mostrarão.

As máquinas do tempo de que estou falando são os olhos das pessoas que já viveram muito mais do que nós.
As pessoas que já passaram pelos mesmos dilemas, desafios e dúvidas; e que hoje estão aí pra contar como foi.

Você deve estar pensando: "Mas minha vida é diferente de qualquer um" . Concordo; mas gostaria de argumentar que mesmo
sendo diferente, você faz parte de uma esfera humana da qual ninguem pode escapar. A vida de um jovem de 15 anos hoje, em termos
de decisões, muito se assemelha com a dos jovens de centenas ou milhares de anos atrás. As outras idades também.

O que quero dizer é que a história se repete. Você acaba fazendo o que todos fizeram ou algo semelhante.
O trunfo está em ouvir o que eles fizeram quando chegaram exatamente onde você está agora.
Que escolha tomaram no campo financeiro, no campo sentimental, profissional, etc.

As "máquinas do tempo" mais próximas de nós são nossos pais. Eles mostram com muita nitidez o que podemos ser no futuro ou que não gostaríamos de ser. É só prestar um pouco mais de atenção e você vai notar coisas incríveis.

Há pouco tempo perdi uma de mínhas "máquinas do tempo", a minha mãe. Hoje tenho apenas uma delas.
Apesar de não falar muito, meu pai tem me ensinado, com lições sutis e até involuntárias, muitas coisas que me serão úteis no futuro.

É como se ele pudesse ver o que vai acontecer comigo se eu manter esta ou aquela postura.
Uma das "pérolas" vindas dele que mais gosto é: "cozinha gorda... testamento magro" rs.

A Bíblia Sagrada já diz algo sobre o assunto há muito tempo. Leia Êxodo no capítulo 20, o 5º mandamento do Decálogo.
"Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os dias na Terra que o Senhor teu Deus te dá". Isso nos mostra que se
atentarmos ao que eles dizem, com certeza teremos mais chances nessa vida.

Meu conselho é que aproveitemos melhor os "olhos do futuro" que vivem entre nós.
Quem sabe assim, com suas lições, poderemos ser bem mais felizes, realizados e plenos.

Para comentar no blog, clique em "comentários", irá pedir login e senha, use o seu login e senha do orkut! (sem riscos)

4 comentários:

Shirle disse...

Como sempre... otima colocação...
O amor e respeito aos pais está sendo cada fez mais vulgarizado e abandonado... mas não concordo muito quando vc fala a respeito de maquina do tempo não... na verdade aprendo muito com os erros e acertos dos mais velhos e até dos mais novos (rs), acredito que exista aí um troca de experiencias... da mesma forma como ocorre com qualquer pessoa da minha idade... vivemos coisas diferentes e isso nos capacita a mostrar o q aprendemos e principalmente nos dá a oportunidade de seguir as coisas q dão um bom resultado, bem como não repetir os erros alheios... acho que é válido lembrar que temos que repeitar e ouvir a todos... isso é amar... todos nos tem muito a oferecer e aprender... as vezes nos perdemos olhando para o nosso próprio umbigo e não nos damos conta de que a maior parte dos nossos tropeço se devem a isso... Quantos dos nossos jovens perdemos pq não lhes demos a atenção e o respeito devido, não pq não falamos (na maior parte das vezes tudo é dito) mas pq não ouvimos... o amor salva... eles sabem o que lhe é dito... falta ensinar com atos de amor... pq é isso que fica p sempre.

Se amassemos mais...


Ps.: hi... o blog é seu ou é meu... a cada texto seu eu faço outro... :)

Anônimo disse...

Noutro filme: A máquina do tempo, o cientista quer voltar ao passado para evitar a morte de sua amada, mas, a cada tentativa, ele a faz morrer de forma diferente. Vai para o futuro, e lá num futuro muito distante, ouve a opinião de um ser esquisito:

- Cada um tem em si, a máquina do tempo. As recordações voltam ao passado, os sonhos nos levam ao futuro.

Mais ou menos isto.

Mas, os pais, tem esta finalidade também. Quantas vezes recorro a Dona Maria para perguntar sobre o passado, e peço orientação quanto ao futuro

Unknown disse...

máquina do tempo,pois é a bíblia mesma nos ensina que naum devemos andar ansiosos pelo dia de amanhã, pois basta o dia seu proprio mal, ou seja devemos viver dia pos dia e procurar fazer o melhor neste dia e assim por diante, em uma visão mais engraçada diz pra que se preocupar com o amanhã se ele acaba depois de amanhã,e em relação aos nossos pais to de acordo, com vc roberto, pois se nos jovéns buscassemos conselhos de nossos pais, com certeza,mudaríamos muito nossa vida, pois eles já passaram por fases semelhantes a que passamos, e com certeza nos ajudaria a evitar escolhas erradas, e etc... HONRAR PAI E MÃE, RESOLVE E MUITO...

Anônimo disse...

Bem Roberto,

Concordo inteiramente contigo!

De tal forma, que chego sozinho as mesmas conclusoes, ate nisso a um repeteco.

Sem querer desmerecer o seu "dantesco" comentario sabio, apenas quero reafirmar seu conteudo.

Essa vida é mesmo previsivel, e sinto uma falta de "saldade" na mesma.
se é que me entende?!

Abraço Róbârt.