sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Garganta do Diabo

Era o dia 3 de Novembro de 1989, sexta feira. 04:15 da madrugada. O despertador dispara... triiiiiiiiiiiiimmmm (trim mesmo, não havia celular nessa época). Acordei sobressaltado com medo de ter perdido a hora. No dia anterior havia dormido tarde devido à expectativa da viagem.



Alguns minutos depois estávamos reunidos na casa do Paulão, que na época ainda morava vizinho de Dona Artêmia. Tiramos o pão integral das formas e colocamos na mochila. Jacksoney (irmão de Jaqueline, esposa de Cássio policial) ajeitava a divisão da barraca em três partes; dividimos também as frutas, verduras e as panelas que levaríamos.

Em pouco tempo estávamos a caminho da Igreja Central, de onde partiríamos em direção à Pedra do Fritz, na vizinha cidade de Lajedão. Atravessamos animadamente as silenciosas ruas, enquanto falávamos de assuntos triviais.

Quando chegamos ao ponto de partida, a caminhonete que nos levaria já estava posicionada; e todos acomodavam suas bagagens. Logo a "tropa de elite", composta por cerca de vinte e poucos homens, estava completa e descemos a ladeira da Rua Águas Formosas em direção ao nosso destino.

O dia estava nublado e durante a viagem sentimos um pouco de frio, pois fomos na carroceria do veículo, sem nenhuma cobertura. Chegamos à fazenda próxima à grande pedra, cumprimentamos os proprietários e vaqueiros, que nos desejaram boa sorte. Imediatamente saimos em direção à enorme elevação rochosa – o Fritz, que se mostrava desafiador e imponente como um impávido colosso.

No caminho nos deparamos com um riacho que, naquela hora da manhã, estava super gelaaaado. Molhamos as pernas para poder atravessar. Caminhamos mais alguns minutos e chegamos ao pé do gigantesco bloco de granito. Só de perto é que conseguimos ter noção de sua altura e de como era íngreme a subida.

Tomamos coragem e começamos a escalada. Como estávamos com um peso considerável, a subida não foi tão rápida. Levamos cerca de 2 horas pra chegar ao topo. Foi extremamente cansativo. No meio do caminho, o que eu pensava era em desistir. Mas aqueles que já conheciam a vista maravilhosa lá de cima me encorajaram e acabei recobrando o ânimo e segui em frente.

À medida que subíamos, o ar ia ficando rarefeito e era necessário respirar mais rapidamente para compensar a falta do oxigênio, que insistia em não chegar aos pulmões da forma como estávamos acostumados na baixa altitude.

A meta era ficar 3 dias, já que havia uma pequena fonte. Improvisamos uma pequena bica para direcionar a água (gelada que chegava doer).

No sábado realizamos cultos e caminhamos pelo terreno para conhecer melhor.
Havia muita vegetação, inclusive grandes árvores. Logo a galera descobriu um lajedo descoberto, onde jogaríamos uma “pelada” no domingo cedo.

Nos dirigimos então ao ponto forte da viagem. A GARGANTA DO DIABO (alguns chamavam também de gogó do dema).
Era um imenso paredão vertical, de onde se tinha a exata noção da altura onde estávamos, pois cortava em linha reta um dos lados da grande pedra. Era quase um quilômetro até o solo. Para ver melhor, era necessário se deitar e ir se arrastando devagar, enquanto alguém segurava seus pés para que não corresse o risco de despencar em queda livre. O vento fortíssimo sacudia nossas roupas e confundia nossa audição. Uma sensação incrível, só estando lá pra saber.

Levamos também uma luneta, e de lá conseguíamos enxergar partes de Nanuque e de outros lugares próximos. O céu noturno era um espetáculo indescritível.

No domingo à tarde desmontamos o acampamento e começamos a descida, que foi muito pior que a subida. Ao chegar embaixo as pernas não paravam de tremer nem um segundo, pois o peso da descida acabou com nossos joelhos. Mesmo assim, a sensação de ter vencido aquele desafio superava a canseira.

Nossos pés estavam assados de tanto caminhar e ficamos até felizes quando reencontramos aquele riachinho, que dessa vez nos refrescou, pois a tarde estava bem quente. Voltamos à fazenda, aonde o caminhão nos esperava para tomarmos a estrada rumo às nossas casas. Naquele momento, a única vontade era de chegar em casa e tomar um bom e caprichado banho.

Nunca mais retornei ao Fritz. Mas as lembranças ficaram bem nítidas em minha memória. Qualquer dia desses tomo coragem e volto lá...

38 comentários:

Unknown disse...

Na semana passada, foi passar o sabado com meus amigos de Nanuque, me surpreendi quando hospedado na casa do meu amigo Roberto(kbção), descobri que ele vem usando um creme de nome estranho para nascer cabelos. "GEL MASSAGEADOR BANHA DE CARNEIRO CAPADO". Acho que não ta nacendo cabelo não mas o budum que ta naquela cabeçona branca é de doer!!!!!

Roberto Barreto disse...

E você deve ter levado, pois desapareceu daqui, rsrsrs

E esse negócio não sou eu quem usa, pois na verdade trata-se de um produto para massagem muscular.

Feliz Natal Pulgão Cafeinado.

Unknown disse...

claro que eu trouxe!!!Já tirei foto e tudo mais. Só não entendo como vc consegue ter musculo na cabeça pra passar esse negocio nela!!!

Shirle disse...

Menino... erosão é uma assunto sério msm viu... num sabia que o Fritz era não alto assim em 89 ou será que em 1989 vc já era, como direi..rs, VELHO... DETALHES...
Quando eu subi ele tinha pouco mais de 1000m e realmente era uma subida ingrime mas não tão dolorosa e sofrida como a sua (na sua época deve ter sido bem mais emocionante heim...rs).
Mas, subir o Fritz é sem dúvida uma experiência ÚNICA (msm em seus míseros 1000m, rs), espero repeti-la muito em breve... e o PICO-da-BANDEIRA que me aguarde...rs

Beijos e ...

Marconi... claro que o Roberto tem músculos na Kbeça... o que ele tá queimando muito neurônio com essa história de blog... e agora eu persebi que além de "maquinar" todos esses artigos ainda tem uns 150% criados na "Kbecinha" dele kkkk... Quer dizer que até o ar era rarefeito...?kkkk...

Roberto Barreto disse...

o que seria desse blog sem a participação da Shirle...

Kennedy B. disse...

Quando Shirle subiu tinha pouco mais de 1000 metros...

ô loco...

"o ponto mais alto do município de Nanuque é registrado na Pedra do Fritz com, aproximadamente, 756 m."
Fonte: Wikipedia
http://wikimapia.org/4728193/pt/Nanuque-Minas-Gerais

eeeita erosão..rsrs

Nando disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nando disse...

Quando estive lá no Fritz,parece-me ter visto uma marca que aponta exactamente 900 mts de altura...a subida,acho que 1200 mts... vou lá denovo,dias 9/10 e 11/01/2009 e vou registrar isso em foto e vídeo,para tirar dúvidas aqui expostas...vamos com a gente,Kbeça?
abraço mano!!!

Shirle disse...

ai se eu tivesse levado minha fita métrica... seria digno de ser resgistrado pelo IBGE, acho que em menos de 50 anos a terra vai acabar igual bala...rs
Foi o que me disseram Kenedy, desculpe por não ter conferido...rs
Mas vc há de convir que isso é mais uma prova de que o Roberto exagerou e muito... e essa história de ar rarefeito intão...rs

Kennedy B. disse...

Ah, eu nem nunca subi no Fritz..
pois pra mim o Fritz pode ter 30m de distância..
que, se Roberto falou que ele sentiu um ar diferente lá em cima, eu acredito!

Os únicos que podem dizer como estava lá, a que altura estava, eram as pessoas que estavam junto do Cabeção!

[RUM]

e o ar rarefeito não depende apenas de altitude, depende também das condições climáticas...!

Kennedy B. disse...

E creio que a idéia desse post, não era ficar calculando o tamanho do Fritz..

e sim, que os leitores "revivessem" um dos seus momentos...

Kennedy B. disse...

Kennedy B. disse...

Ah, eu nem nunca subi no Fritz..
pois pra mim o Fritz pode ter 30m de distância..

CORRIGINDO.. antes que algum espertinho me corrija..

30 metros de ALTURAAAA :D

Anônimo disse...

AFFE KB

TU é PUXA?
TU é um ESTUDIOSO??

Para de corta o BARATO DOS OUTROS e
Deixem todos contarem suas experiências.

E pra você que esta com seu pleno 1,70m estatura media do BRASILEIRO!

vai subi o monte e depois vem comenta sua historia aqui também

OW vc esta querendo usar o "GEL MASSAGEADOR BANHA DE CARNEIRO CAPADO".
haseuheauhaeueahau
RUMMMMM

Kennedy B. disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

quer me corrigir de cortar o barato dos outros, e vem cortar o meu baratO??? aaaaaaaaaahh...rsrs


vou subir o Pico da Bandeira mané...

lá o ar é rarefeito.. e ninguém pode dizer nada!!!

;)

o gel, vou pedir o Roberto um pouco quando eu voltar do Pico todo quebrado!!!!!

Anônimo disse...

PRO C meu CARO COMPANHEIRO!!

Até o MEIO FIO ja faz o AR FICA RAREFEITO haeuheaueh!!

^^

FUIIIIIIII huaehueah

Kennedy B. disse...

FI DUUUMAAAAAAAA..



kkkkkkkkkkkkkkkk

Kennedy B. disse...

eu to ligado que esses comentários do Deivedis estão vindo de cabeças MAIORES... rsrsrs!!

vc e o Cabeção estão tramando contra minha hOmilde pessoa hein..

rai ai!!!

Anônimo disse...

EU IA TIRA o POST

haeueah

mas como vc marco nao vo tira mais haeuheauh

vo deixar ae mesmo ^^

PRO C NAO MARCA MAIS haeuheueh

^^

Unknown disse...

Bom .. pelo pouco que entendo .. o caso da respiração com dificuldade e devido ao desgate físico que a subida da pedra proporciona ..
Claroo que a altitude tbm influencia .. mas o que mais pesou foi a dificuldade da subidaa ..

Roberto .. eu entendi o q vc quiz dizer viu?!?!
Achoo que isso basta!!

Kennedy B. disse...

e quem disse foi uma PROFISSIONAL CERTIFICADA de Educação Física..

[ui]

Roberto Barreto disse...

"o importante é que emoções eu vivi..." rsrsr

Shirle disse...

Genteeee... deixa eu tirar o Roberto em paz... aiai... pouco me importa o tamanho da pedra ou se o ar é rarefeito ou não... ele estava fora de forma e pelo visto continua...kkk...

Kennedy deixa de ser puxa saco... e suba vc a pedra antes e fica dando pitaco viu...

Bjinhux... adolu vx e o Robertu tmam viu...rs

Unknown disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk' Robert , olha eu adoro suas máterias , só que eu nunca vi nenhuma dá tanta polêmica igual essa ..Ta parecendo até o orkut de Kennedy [o mais badalado de todos os tempos] kkkk'. Mas enfim como diz você .. O importante é que emoções você viveu né ! Continua ai Galera beijos !

Unknown disse...

Vou colocar ordem nessa bagunça!

Os temas ecritos por ele são verdadeiros!E como todo bom escritor tem o direito de romantizar suas histórias,senão que graça teria?

PS:Fui eu quem viu o estado em que ele chegou depois de três dias no meio do mato.Só a poeira e carrapichos,mas satisfeito. rsrsrs

Kennedy B. disse...

e mais uma vez o dia foi salvo,
graças a Shirle suuuper poderosa!!!

Oo'

Kennedy B. disse...

The End...


ou não... ?

Shirle disse...

Nãoooooo... como assim eu começo toda a bagunça e vc é quem coloca o ponto final? Pode nãooooo...
Tudo bem Roberto, acredito em vc... acredito que vc sofreu sim tudo isso... afinal quando chega a idade a tendencia é essa...
E respondendo a sua perguntinha, (ou comentário):
"O que seria desse blog sem a participação da Shirle..."
No mínimo menos polêmico...rs

E Kennedy... ainda vou subir o Fritz cum vc viu... beijinhu nem! s2 vx!

Kennedy B. disse...

Acabou? rs

Roberto Barreto disse...

Como DONO DO BLOG, determino nessa SESSÃO SOLENE o encerramento de todos os comentários relativos à minha subida no Fritz.(rufem os tambores e soem as trombetas).

Kennedy B. disse...

Caaaaaaaaaala a boooca burro!!

Unknown disse...

Povo tudoo sem graçaaaaaaa...
Ficam ai falando mas quem sobe vê a maioria tudo lá de cima morrendO ai chega aquii e vem falando de RobertO.. Shirle só subiu com facilidadeee pois o vento dava grande força.. Por isso ela não passou por tal desgastee.. Do Deivis.. TadinhO do Baby né.. meio fiu já é emoção?
Bem né galera... vamos colocar algo de mais conteúdO..tanta coisa da matéria a ser comentada e vcs ficam fazndo piadinhas com um e outro e no fim nem smepre sai coisas sobre o assunto escrito pela RobertO..
mas que Marconi levou a banha de carneiro capado na Igreja levou..rs

Abraços meu povo...
Lembrando que sanguíneos são sempre exagerados...Por isso Robert´s quase morreu ao subir...rs

Shirle disse...

Eu tmem sou sanguinea minha linda e nem por isso...
Dloga todu mundo contra mim...
E quanto ao vento... depois conversamos em particular, não quero que o Roberto exclua minha postagem não viu....
Amo vc meu anju...rs

E Shirle ( a super poderosa)tenta novamente terminar cum essa bagunça...kkkkkk

Nando disse...

Não poderia deixar de comentar mais uma vez.Agora,já que pararam de falar que o Robert é mentiroso(isso é com você Shirle),vamos falar das belezas do lugar!
Da vista maravilhosa,das orquídeas e bromélias que ali existem,da nuvem que cobre o topo e do lindo por-do-sol que deixa a gente perplexo com tanta beleza..enfim,falemos da grandeza do Supremo Criador!
Robert...relembrar o Fritz é sempre um prazer!
Valeu por essa matéria,mais uma vez!!!

Shirle disse...

Aff... Fernando... vc quando quer (quase sempre) é muito paiaAA...

Tem uma vida que vc subiu lá... nem sei se era nascida... Depois do dia 10 aceito seus comentarios novamente... pff

E sou EU wue termino cum essa bagunça aqui viu... e só o Roberto pode dizer o contrário...rs
Bopm num demonstrar muito poder aqui não...se não ele corta minhas asinhas...rs

Nando disse...

Subi o Fritz em 2005,minha filha,e não tenha dúvida,o Fritz fica melhor a cada subida!
Cada vez tem coisa nova para apreciar!
Se você acha paia falar das maravilhas da natureza...
Vou sim,dia 10 e vou comentar aqui denovo,Roberto vai conosco,espero,e pode contar coisas novas ou até mesmo fazer outro post pra galera!
Como você NÃO VAI,seus comentários não serão tão aceitáveis,heheheheee

Shirle disse...

Sim pai...

aff... esse povu quando chega uma idade vai ficando tão ranzinza...

Eu fui ano passado neguinho (2008)... sou novinha de Fritz e outras cositas mais...rs

Kbô?

Nando disse...

Ranzinza?Eu?
Até parece...
Que cositas mais?
Sei...novinha...
Tah bom...

Roberto Barreto disse...

Tem mais matérias polêmicas vindo por aí galera. Poupem suas falangetas.

Por enquanto, tá valendo o ibope que vocês estão dando a esse humilde projeto de tornar pública a minha forma particular de ver o mundo.

Abraços!!!