segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Olhos - Janelas da alma

Originalmente postado em 15/02/2007

"Um dia ainda vou ver essa cidade com outros olhos"

Foi o comentário feito por um amigo ao olhar pela janela do meu estudio e ver a cidade quase sem movimento, pois era semana que antecedia o Carnaval.

A princípio não dei atenção ao comentário, mas depois, tomei algum tempo para pensar sobre o assunto. Vamos dividir a afirmativa em partes e tentar ler nas entrelinhas:

"... um dia..." - essa parte da frase indica que geralmente não sabemos nada sobre o amanhã. E realmente não deveriamos saber mesmo, pois perderia toda a graça do hoje. Mas isso não implica em parar de planejar ou de sonhar. Já dizia Jesus: Basta ao dia o seu próprio mal. Colocando de forma prática, não fique pensando "Um dia..." quando eu crescer; quando eu estiver mais magro; quando eu tiver um carro; quando eu estiver ganhando mais, etc. Não espere que aconteça alguma coisa para mudar de atitude quanto à vida, faça isso já.

"... ainda vou ver..." - aqui o nobre jovem que proferiu a frase acima talvez estivesse tentando expressar esperança, mas de forma muito tímida. O problema é que foi colocado um "ainda" na frase, e isso fez toda a diferença (pra pior). Com essa pequena palavra, ele abriu o precedente de que talvez não vá acontecer o que ele espera. A atitude mental de dúvida, faz com que não nos sintamos prontos para os reveses que encontraremos no caminho que separa o sonho da realização, o plano da ação. Se você plantar sementes de laranja, tenha certeza que não colherá uvas. Por isso, para se ter certeza dos fatos futuros, plante as sementes certas. Dessa forma, fica fácil saber como ficará o seu quintal daqui a alguns anos. Agora resposda: Quais sementes você está plantando ???

"... essa cidade..." - Cidade é um lugar onde moram muitas pessoas. É muito comum se sentir sozinho em um lugar distante, mas se sentir assim em sua própria cidade é muito preocupante. No lugar onde você mora, estão suas amizades, seus locais de visitação, sua família. É onde se desenvolve o seu senso de integração. Cidade implica relacionamento, não o "relacionamento" da internet (Orkut, Unik, gazzar, Myspaces, etc) mas sim, a incrível oportunidade de ver e conversar com pessoas de verdade (mesmo que não queiram falar com a gente). Uma coisa é certa: Invistir em relacionamentos aumenta suas chances de ser um grande amigo de todos e obter sucesso em sua vida pessoal e profissional. Use sua cidade pra isso, da forma mais prática possível, mas sem exageros.

"... com outros olhos..." - Só se for usando óculos - diria o tosco. Mas o que isso quer dizer mesmo ?? Significa aumentar o número de cores que seus olhos possam ver, é ter dicernimento, é saber ver os contrastes sutis da vida, sentir as diferenças de um modo geral. E nada melhor do que nossos olhos para representar essa capacidade única dos seres humanos. Einstein dizia que tudo é relativo do ponto de vista de quem observa. Então, é muito simples, não é preciso trocar os olhos para ver melhor. Que tal experimentar se colocar em um posto de observação diferente do rotineiro ??? Tente também mudar conceitos enraizados e cauterizados em seu modo de pensar. Quer um exemplo ?? experimente Jiló. A maioria nunca comeu esse legume somente pelo fato de outros falarem que não gostam. E assim vai !!! Te vejo no oculista. rs

Finalizando, saboreie seu hoje enquanto está sendo servido à sua frente como um delicioso prato de "pirão de costela" fumegando sobre a mesa (nada contra vegetarianos, rs).

Para comentar no blog, clique em "comentários", irá pedir login e senha, use o seu login e senha do orkut! (sem riscos)

6 comentários:

Shirle disse...

Tambem tenho verdadeira paixão pelo presente... talvez seja pelo nome...ou sei lá, pq é o unico q eu posso mudar ou fazer do meu jeito e onde posso fazer um futuro diferente...

Amei seu blog... Bju e fik cum Deus!

Ah... num podia ser churrasco não... com uma bela torta de limão de sobremesa...kkkk... té!

Unknown disse...

Muito legal o modo de ver d apenas uma frase Cabeção.. será um prazer imenso passar sempre por aqui. Sempre me acrescentará algo! Parabéns pela forma como pensa! Seu cabeção!!! Legal d+ tbm a das filhas e da família. Com certeza é o principal. FAMÍLIA!!! Abraço

Unknown disse...

Esse neto aí sou eu: Alfredo Wagmacker

Anônimo disse...

Roba,
filosofando heim?
Seu blog é muito legal...
Nos faz refletir muito sobre o que queremos.
Valeu Roba!!!
Continue tirando um tempinho pra filosofar.
Xau.

Eunice Saraiva disse...

Realmente...o hoje é prato fundamental em nossas vidas e precisa ser bem degustado pq o amanhã pode ser indijesto demais.Viver o hoje como um prato de costelas?Roberto: tinha que ter carne no meio né?

Parabéns...

Mauriza disse...

Parabéns Roberto, Você é um grande escritor, cantor, locutor, etc... Seu Blog é o máximo.